Maracatu almirante do Forte unindo tradição à modernidade

Panfleto_RGB

Nação lança, no dia 31 de Julho, site e postais eletrônicos produzidos em parceria com a Oi Kabum! Escola de Arte e tecnologia

A Nação de Maracatu de Baque Virado Almirante do Forte (MAF) agrega toda força da sua tradição à internet e a linguagem do design para contar seus 84 anos. Em parceria com a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia Recife – por meio da 3° edição da Parceria da Gente, que integra o projeto Oi Kabum! Ações Multiplicadoras – o Almirante produziu um site (https://almirantedoforte.com.br/) e uma série de postais, em suporte virtual e impresso, para agregar história e memória da Nação. O objetivo é que o maior número de pessoas, em qualquer parte do mundo, possa ter acesso a trajetória e a produção artística e cultural do grupo. Para celebrar, uma grande festa de lançamento do projeto será realizada, no dia 31 de julho, na sede do Almirante do Forte, bairro do Bongi, a partir das 17h30.

Página e postais foram criados através da partilha de conhecimentos e experiências entre os/as jovens integrantes do Núcleo de Produção, segunda etapa da Oi Kabum! Recife, e integrantes do Maracatu, que passaram a se reconhecer como um grande coletivo. O endereço eletrônico reúne o acervo fotográfico, de vídeo e áudio da Nação, assim como informações relevantes sobre sua história, localização, agenda e outras atividades realizadas pelo MAF – como oficinas de percussão e o próprio Ponto de Cultura que é o grupo, em funcionamento desde 2009. Também foram criados e serão disponibilizados no site postais virtuais que trazem imagens representativas para a Nação e seus integrantes linkadas. Toda produção foi viabilizada através da participação do MAF na Parceria da Gente – uma iniciativa da Oi Kabum! Recife que busca apoiar grupos e coletivos de base comunitária em suas causas, missões e objetivos.
Realizada em duas etapas, a Oficina da Parceria, formação cujo principal conteúdo é fortalecer os grupos para elaboração de projetos, e o Edital, para apoio na realização das propostas selecionadas nas linguagens abarcadas na formação da Oi Kabum! Recife, a 3a edição da Parceria contemplou dois projetos, o do Maracatu sendo um deles.

Um dos objetivos do projeto apresentado pelo Almirante do Forte à Oi Kabum! Recife era fortalecer os laços entre a comunidade do Bongi, onde fica a sede da agremiação, e o Maracatu, valorizando a imagem, o significado e a importância da comunidade dentro da Nação. “Estávamos sentindo a comunidade ‘indo embora’, precisávamos trazê-los de volta”, explica José Luciano, integrante e produtor do MAF. O presidente e mestre do Almirante, Sr. Teté, vê as ações como um meio de propagar a cultura do maracatu e, sobretudo, de sua nação ao redor do mundo: “Eu não pensei que teríamos tanta energia. Hoje o Almirante do forte está rico.”, disse.
A festa de lançamento das produções contará com diversas atividades e atrações culturais. A Nação Almirante do Forte abrirá a programação fazendo um cortejo da Estrada Velha do Bongi até a sede, às 18h30. Em seguida, às 20h, será apresentado o site com os postais e um varal fotográfico com os registros de todo o projeto. Participa também da celebração o Grupo Capoeira Herança de Angola, que também partilha desta edição da Parceria da Gente.
A Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia é um Programa do Oi Futuro, realizado no Recife, desde 2006, em parceria com a ONG Auçuba – Comunicação e Educação. Volta-se à formação da juventude popular urbana nas linguagens de vídeo, design gráfico, fotografia, computação gráfica e em arte e tecnologia. Realizado em quatro cidades, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a formação na Oi Kabum! está dividida em duas etapas: a Formação Básica, e o Núcleo de Produção, NP. No Núcleo de Produção da Oi Kabum! Recife estimula-se a formação de coletivos e a inserção dos/as jovens no mundo do trabalho a partir de cinco eixos: projeto autoral, arte e tecnologia, mercados, comunidades e educação.


A PARCERIA DA GENTE integra o projeto Oi Kabum! Ações Multiplicadoras: um conjunto de atividades cujo objetivo é partilhar com o público externo a prática pedagógica, os conhecimentos e as experiências em arte, tecnologia e educação da sua equipe e dos/as jovens que fizeram parte das quatro turmas da Escola Oi Kabum!. É também oportunidade de colher dessa troca novas aprendizagens e saberes.

Serviço
Festa de lançamento do site e postais da Nação de Maracatu Almirante do Forte
Sexta, 31 de julho – a partir das 17h30
Estrada do Bongi, 1319 – Bongi – Recife/PE
Gratuito

 

Contatos para entrevistas:

José Luciano – produtor MAF (81) 88005221

Antônio da Silva (Toinho) – vice-presidente MAF (81) 88370818

MARACATU ALMIRANTE DO FORTE

http://www.almirantedoforte.com.br
http://www.facebook.com/almirantedoforte
http://www.flickr.com/almirantedoforte
http://www. soundcloud.com/almirantedoforte
http://www.youtube.com/almirante1931
Email – almirantedoforte@gmail.com

Twitter – @MARACAFORTE

Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia Recife

Paula Ferreira – (81) 98649-0021
Tarcísio Camêlo – (81) 98602-4969

https://www.facebook.com/oikabumacoesmultiplicadorasrecife

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: