Histórico

A sede do Maracatu Almirante do Forte é localizada no Bairro do Bongi, em Recife, capital pernambucana. O bairro integra a quinta região político-administrativa da cidade (RPA-5), na Zona Oeste, possui cerca de 8 mil habitantes.

“Com 159 anos de fundação, a história do Bongi tem duas versões sobre a origem do seu nome. O primeiro registro diz que deriva do verbo mugir, por causa da Estrada das Boiadas, por onde passavam muitos bois. A segunda versão é de origem indígena. No Tupi, bon’ji significa o rio que faz a curva, referindo-se à geografia do local. Para conhecer as histórias dessa localidade, nosso guia não poderia ser mais bem escolhido: Antônio José, morador que, desde o seu nascimento, em 1945, vive no Bongi. Mestre Teté, como é conhecido na vida cultural do Recife, diz que o Bongi é um bairro pequeno, mas grande ao mesmo tempo. “Há 30 anos, tudo era mangueira, o bairro cresceu muito residencialmente e ainda mantém esse caráter residencial, mesmo com grandes empresas aqui”, diz Teté.

Ao lado do terminal do ônibus das linhas Bongi/Imip e Bongi/Centro, a praça e os moradores convivem sossegadamente junto das grandes empresas e instituições instaladas no local, como a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e a Secretaria Estadual de Saúde.

Distante da vida corrida da metrópole, assim vive o Bongi, com suas casas, seus moradores e suas tranquilas ruas. Após percorrer mais um bairro da capital pernambucana, fica o sentimento de que a cidade está presente em cada comunidade, em cada morador de uma forma específica e que juntos formamos essa forte diversidade cultural recifense.”

Referência

BOTELHO, Anax e MENEZES, Roberta. Meu bairro… moro aqui: Bongi. Agenda Cultural do Recife. Disponível em: <http://agendaculturaldorecife.blogspot.com.br/2014/05/meu-bairro-moro-aqui-bongi.html?m=1&gt;. Acessado em 22/05/2015.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: