Cortejo da Nação

A Nação oferece apresentações em forma de cortejo, envolvendo toda a corte do maracatu e seus batuqueiros.

No desfile, participam 50 integrantes dentre eles estão: O Porta-Estandarte, trajado à Luís XV (como nos clubes de frevo), que conduz o pavilhão e, ao seu lado, traz uma baliza ou um ajudante. Atrás, vêm as Damas do Paço, as de maior importância no bailado, e que carrega a Calunga Menininha, reminiscência de cultos fetichistas.

Depois das Damas do Paço segue a corte: duque e duquesa, príncipe e princesa, A corte abre alas para o rei e a rainha, que trazem coroas douradas e vestem mantos de veludo bordados e enfeitados com arminho. Nas mãos trazem pequenas espadas e cetros reais. O rei é coberto por um grande pálio encimado por uma esfera ou uma lua, transportado pelo escravo que o gira entre suas mãos, lembrando o movimento da Terra. O uso deste tipo de guarda-sol é costume árabe, ainda hoje presente em certas regiões africanas.

Também são incluídos nesse trecho do cortejo meninos lanceiros, vestidos como guardas-romanos, com capacete de metal. Existindo ainda a figura do caboclo de pena, que representa o indígena brasileiro e tem coreografia complicadíssima. Enquanto dança ao redor do cortejo, emite sons que imitam pássaros selvagens, e produz estalos secos e rápidos com seu arco e flecha.

A orquestra do Maracatu Nação é composta apenas por instrumentos de percussão: várias alfaias (tambores grandes), caixas e taróis, ganzás e gonguê.

Após o cortejo poderá ser realizada uma apresentação em palco, onde será apresentada as loas do Nação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: